segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A Ponte

Certa vez, dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. O que começara com um pequeno mal entendido finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio.
Numa manhã o irmão mais velho ouviu baterem à sua porta. Ao abri-la notou um homem com uma caixa de ferramentas de carpinteiro em sua mão.
- Estou procurando por trabalho, disse ele. Talvez você tenha um pequeno serviço aqui e ali?
- Sim! - disse o fazendeiro - Claro que tenho trabalho para você.
Veja aquela fazenda além do riacho. É de meu vizinho, na realidade, meu irmão mais novo, nós brigamos muito e não mais posso suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira perto do celeiro? Quero que você me construa uma cerca bem alta ao longo do rio para que eu não mais precise vê-lo.
- Acho que entendo a situação - disse o carpinteiro.
- Mostre-me onde estão a pá e os pregos que certamente farei um trabalho que lhe deixará satisfeito.
Como precisava ir à cidade, o irmão mais velho ajudou o carpinteiro a encontrar o material e partiu. O homem trabalhou arduamente durante todo aquele dia medindo, cortando e pregando.
Já anoitecia quando terminou sua obra, ao mesmo tempo em que o fazendeiro retornava. Porém, seus olhos não podiam acreditar no que viam. Não havia qualquer cerca! Em seu lugar estava uma ponte que ligava um lado do riacho ao outro. Era realmente um belo trabalho, mas, enfurecido, exclamou:
- Você é muito insolente em construir esta ponte após tudo que lhe contei!
No entanto, as surpresas não haviam terminado. Ao erguer seus olhos para a ponte mais uma vez, viu seu irmão aproximando-se da outra margem, correndo com seus braços abertos. Cada um dos irmãos permaneceu imóvel de seu lado do rio, quando, num só impulso, correram um na direção do outro, abraçando-se no meio da ponte. Emocionados, viram o carpinteiro arrumando suas ferramentas e partindo.
- Não, espere! - disse o mais velho. - Fique conosco mais alguns dias. Tenho muitos outros projetos para você.
E o carpinteiro respondeu:
- Adoraria ficar, mas tenho muitas outras pontes para construir.

Às vezes as circunstâncias acabam por nos afastar das pessoas que mais amamos, seja por uma palavra mal falada, uma atitude impensada ou até mesmo por uma fofoca. O fato é que quando pensamos ou sentimos algo ruim de alguém isso acaba se tornando um peso desnecessário na nossa vida, uma carga a mais sabe. Então amiga pra que guardar esse tipo de sentimento se ele pode simplesmente ser eliminado da sua vida. Pare de construir cercas, elas só vão te impedir de chegar ao outro lado. Faça igual ao carpinteiro e seja aquela quem ensinará a lição. E você o que falta para construir a sua ponte?

4 comentários:

Isabel disse...

Muito legal esse texto! Precioso!
Quantas vezes construímos muros...#refletinho...

Fica na paz!
Beijos

Jeanine disse...

Oiiii Paty! Saudades!
Muito bacana seu texto que possamos construir a cada dia pontes alicerçadas na Rocha!
Beijinhus na fé!

Jéssica Souza disse...

Estava sumida do seu blog,mas pq estou em uma certa correria, mas vou voltar a ler ta? pois é muito bacana, ate coloquei um recado de desculpas em meu blog rsrs.depois dá uma olhada.beijos

Fabi disse...

Como sempre... Demais!!!! O senhor tem ministrado muito sobre isso em minha vida, e fico muito feliz que eu tenho permitido o seu agir em mim!

Beijo grande Miga!!